sexta-feira, 13 de abril de 2012

A origem da sexta-feira 13 e superstição

Todos conhecem a supersticiosa ideia de que o dia 13 em uma sexta-feira é um dia de azar. E por que disso?

Bem, isso é que eu andei pesquisando, mas não tenho a intenção de explicar a verdade... mesmo porque não existem verdades absolutas e nem tão pouco certezas absolutas.

Existem 3 possíveis explicações que são as mais conhecidas e a católica obviamente é a mais forte e popular.

E mais uma vez existem inúmeras explicações para esse fato. Segundo o Guia dos Curiosos seria pelo fato de que Jesus Cristo foi crucificado em uma sexta-feira e em sua última ceia haviam 13 pessoas, ele e os 12 apóstolos.


Porém há mais duas explicações e estas mais antigas, baseadas em lendas nórdica. Conta a lenda que houve um banquete e foram convidados 12 deuses.

Loki, Deus do fogo (da trapaça, da travessura e discórdia, etc), apareceu sem ter sido convidado e houve uma briga que culminou com a morte de Balder, o mais amado dos Deuses. Por esse motivo acredita-se que convidar 13 pessoas para um jantar é convidar a desgraça.

A segunda lenda se refere a deusa do amor e da beleza Friga (deu origem à palavra friadagr = friday/sexta-feira).


Quando as tribos nórdicas e alemãs se converteram ao cristianismo, Friga foi transformada em bruxa. Como de vingança, ela passou a se reunir as sextas com outras 11 bruxas e o demônio.
Os 13 ficavam rogando pragas contra a humanidade.

A crença em que o número 13 traz má sorte pode ter sua origem na Sagrada Escritura.


Porém o mesmo algarismo, em varias regiões inclusive em países cristãos - é considerado como símbolo de boa sorte. O argumento dos otimistas é fundamentado simplesmente no fato de que a soma do número 13 é 4 (1 + 3 = 4), sendo este símbolo de próspera sorte.

Em Öndia, o 13 tem conotação religiosa muito apreciado; nos pagodes hindus apresentam-se 13 estátuas de Buda.

Na China, é muito comum os dísticos místicos (é um grupo ou estrofe de dois versos) dos templos são encabeçados pelo número 13.

Os primeiros mexicanos consideravam o número 13 como santo, por exemplo eram adoradas 13 cabras sagradas.

Voltando à civilização cristã, vale lembrar que nos Estados Unidos o número 13 goza de estima, pois eram 13 os estados que inicialmente constituíam a Federação norte-americana.

O lema latino da Federação, "E pluribus unum" (de muitos se faz um só), constituim em 13 letras; a águia norte-americana conta com 13 penas em cada asa.

Para os Celtas, o número 13 é um número de sorte. Por ter treze lunações no ano, o número é um símbolo de renascimento, pois após a décima terceira lua começa um novo ciclo.

A sexta-feira é considerado um dia consagrado à Deusa Vênus e à fecundidade, em contradição, foi o dia que Jesus morreu, marcando esse dia com tristeza.

No Tarô, a carta número 13 é A Morte, carregando um aspecto sombrio, mas que também pode ser encarado como um momento de mudança e renovação.

Muitas vezes as pessoas não estão preparadas para transformações, associando esse número a mais uma ideia negativa.


Até os dias de hoje o número 13 está associado a muita superstição, existem inúmeras coincidências com relação ao numero 13 e ao claro a sexta-feira 13!

Em todo caso todo cuidado com o dia de hoje e seja muito feliz, afinal hoje é sexta-feira!!!!


Bom final de semana e até a próxima!!

3 comentários:

htafatima disse...

não acredito muito nisso não, pra mim é um dia normal como os outros e o numero 13 é o meu numero da sorte

Úrsula Massula disse...

Eu também acredito que essa seja mais uma questão cultural, enquanto para alguns é sorte, para outros é azar...não tenho problema nenhum com sextas-feiras 13!!!

Sabrina silva disse...

Sãoo tantas versões que fiva dificil de acreditar... Rss